
A inveja é filha do orgulho, autora do homicídio e da vingança, o início das sedições secretas, a perpétua atormentadora da virtude. A inveja é a imunda lama da alma; um veneno, um azougue que consome a carne e seca a medula dos ossos.O vaidoso Calígula assassinou seu irmão porque era um jovem formoso. Múcio, cidadão romano, era notável pela inveja e má disposição que tinha, de tal sorte que um dia Públio, notando-o muito triste, disse: "Ou sobreveio a Múcio um grande mal, ou veio a outro um grande bem."
Dionísio, o Tirano, diz Plutarco, de inveja castigou Filoxênio, o músico, porque este sabia cantar; e Platão, o filósofo, porque este sabia disputar melhor que ele mesmoCambises matou o irmão Smerdis porque era capaz de usar com maior habilidade o arco e a flecha do que ele ou qualquer de seu partidoEncontramos a inveja em Caim, o assassino, que matou o irmão instigado pela inveja.
Encontramos a inveja no espírito sombrio e vingativo de Saul, que, sob a sua influência, durante anos premeditou a morte de Davi. Encontramos a inveja no rei israelita que, almejando a vinha de Nabote, derramou-lhe o sangue para consegui-la.
Sim, foi a inveja que perpetrou o mais atroz de todos os crimes já planejados no Inferno ou executados na Terra, crime que o próprio Sol se recusou presenciar, e que a Natureza deu sinais evidentes de horror, fendendo as rochas: refiro-me à crucificação de Cristo, pois o evangelista nos diz que foi por inveja que os judeus entregaram nosso Senhor
A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas
ResponderExcluirA inveja é assim tão magra e pálida porque morde e não come
ResponderExcluirInveja-se a riqueza, mas não o trabalho com que ela se granjeia
ResponderExcluir"Com a inveja e o ciúme, não há calma nem repouso para aquele que está atacado desse mal: os objetos de sua cobiça, de seu ódio, de seu despeito, se levantam diante dele como fantasmas que não lhe dão nenhuma trégua e o perseguem até no sono."
ResponderExcluirA inveja, que abrevia ou suprime os elogios, é sempre minuciosa e prolixa na sua crítica e censura
ResponderExcluirA inveja não se deseja só o que o outro têm, mas também o que o outro é!
ResponderExcluirA inveja é o resultado daquilo que gostariamos de ter,
ResponderExcluirmas não tivemos a capacidade de conseguir
A inveja é podridão nos ossos....Isso é doença...Que se lasque o invejoso..........
ResponderExcluirValeu Maria Helena!Parabéns!Amei também,seus comentáros no meu blogger!Bjssssss...
ResponderExcluir