Só Templates

Créditos



Layout by



domingo, 8 de maio de 2011

História do Dia das Mães


Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens à deusa.

Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias ( entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.

Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.

Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”. Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.

Nos Estados Unidos, a idéia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A idéia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.

Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas como objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis, que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estavam se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar.

10 comentários:

  1. Que amorrrrrrrrrrrrrrrrrr,amigaaaaaaaaaaa!Ameiiiiiiiiiiiiiiiii!Bjsssssssss e Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga linda..Beijossssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. O que seria de nós sem as mães!!!!

    Abrçs
    Bruno JP Teixeira
    O Portuga

    ResponderExcluir
  4. Pois é Bruno!!
    O que seria de nós sem as mães? Eu não tenho a minha,perdir já vai fazer 5 anos,fiz por ela o que pude,cuidei,visitei,levei ao médico,quando lembro dela sinto muita paz no meu coração..Abraços..

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!!!
    É ainda não experimentei essa dor, essa saudade, mas provei um pouco da separação de toda a minha familia quando vim para o Brasil e deixei todos lá!

    Abrçs
    Bruno JP Teixeira
    O Portuga

    ResponderExcluir
  6. Há,então vc não é brasileiro? Tem cara viu,vc parece com paulista srrsrsr.. Eu sou nordestina,fui criada na terra de lampião!!! Serra Talhada,sertão do nordeste,eita povo bravo,me lembro como se fosse hoje,sair de lá no ano de 1982,eu era menina,me lembro das festas que eu ia lá,no final da festa terminava em briga de faca,uma vez lá soltaram um bode no meio de uma festa,corrir tanto com medo do bode que acabei perdendo o sapato srrsrs,era muito divertido..Abraços..

    ResponderExcluir
  7. KKK RI MUITO... JÁ AGREGOU MEU DIA!!!

    REALMENTE NÃO SOU BRASILEIRO, SOU PORTUGA MESMO.. HEHEHE

    ABRÇS
    BRUNO JP TEIXEIRA
    O PORTUGA

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkk,vc riu? Pois era assim lá,lá é terra de gente bravo,aquele povo não perdoa nada,eles andava com uma pexeira na cintura,as mulheres era muito brava,parecia cobra,meu transporte lá era o jegue...

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!Estou rindo dos comentários que acabei de ler!Mas, muito legl ,esta postagem do Dia das Mães.Lindo!Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Há,vc tá rindo é srrsrs,eu tambem começo a ri comigo mesmo as veses,o que eu falei era tudo verdade,beijosssss

    ResponderExcluir