Só Templates

Créditos



Layout by



sábado, 24 de dezembro de 2011

Véspera de Natal


Véspera de Natal refere-se ao dia 24 de dezembro de cada ano. Em Portugal, o dia de véspera é marcado pela união familiar que consiste num jantar dado pelo nome de consoada ou também ceia de Natal, e à meia-noite é feita a distribuição e troca de presentes.[1] No Brasil tradicionalmente à meia-noite é realizada a ceia de Natal e espera-se que o Papai Noel visite cada casa e entregue presentes às pessoas, principalmente às crianças. Também é comum a troca dos presentes entre parentes ou colegas de trabalho que participam do amigo Secreto (também chamado Amigo Oculto).

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

No Brasil


Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o sector de brinquedos no Brasil

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Serra Talhada em festa


Desde o ultimo dia 03 que Serra Talhada vivência sua festa de Setembro de 2011 – Apesar da festa ter começado no dia no dia 29 de agosto, as grandes atrações começaram a se apresentar no início desse mês. Os festejos seguem até o próximo dia 07 e conta com uma programação.

sábado, 13 de agosto de 2011

ORIGEM DO DIA DOS PAIS


O dia dos pais é uma data muito especial: afinal, trata-se da data em que se
comemora o dia de uma pessoa muito importante das nossas vidas, a pessoa que nos criou,
que nos deu a vida.

Mas qual a verdadeira origem do dia dos pais? Neste artigo, vamos desvendar qual a real origem do dia dos pais, sabendo mais detalhes sobre esta grande homenagem.

Aparentemente, a origem do dia dos pais tem uma base semelhante ao dia das mães: ambas as datas possuem o mesmo objetivo: homenagear e fortalecer os laços da família.

A Origem

O Dia dos Pais (no Brasil), ou Dia do Pai (Em Portugal) tem sua origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu criou seu primeiro cartão, em argila, desejando boa sorte, saúde e prosperidade ao seu pai.

Nos Estados Unidos, Sonora Luise criou o Dia dos Pais, em 1909. Totalmente motivada pela admiração que sentia por seu pai, William Jackson Smart. O Pai de Sonora Luise tivera que criar os filhos sozinho após o falecimento da esposa em 1898, quando dava a luz ao seu sexto filho, criando todos seus filhos sem qualquer auxílio. A homenagem se tornou conhecida e se difundiu pela cidade de Spokane, para todo o Estado de Washington

sexta-feira, 15 de julho de 2011

15 DE JULHO: DIA INTERNACIONAL DO HOMEN


Hoje é o dia do homem. Parabéns a todos os homens. Hoje, meus queridos, vocês estão liberados para fazer xixi na tampa da privada, na borda da privada, no pé da privada e se sentirem mais felizes assim, podem ***** no banheiro todo. Não tem problema nenhum.

Hoje é dia do homem. Estão liberados os senhores e mocinhos para olharem, sem ter que fazer aquele disfarce todo no olhar (que pode até causar um problema muscular, sei lá eu), as bundas das gostosas que passarem pelas ruas, estradas, calçadas, guias, sarjetas ou aparecerem na televisão. Não haverá crise de ciuminho e a liberdade é tanta hoje que vocês podem até comentar o monumento com esposas, namoradas e amantes que receberão de volta um comentário técnico de conteúdo ilustrativo e não uma cara fechada carregada de uma inveja discrepante.

Fica decretado que hoje nenhuma mulher vai sair de casa dirigindo um automóvel. Ninguém vai se maquiar enquanto o farol estiver vermelho. Nada de fechadas bruscas e nem pé no asselerador por causa da briga com o namorado, pois hoje é dia do homem e esta terminantemente proibido as briguinhas que se iniciam com bobagens comoUm olhar mais atento a um decote generoso. Um agrado para a secretária que é sempre tão eficiente. Horas em frente ao video-game, horas e horas, enquanto você, egoísta que é, gostaria de ver o mundo lá fora. Turma de amigos fanfarrões e beberrões na sala – colocando em risco raque e sofá novo – para assistir, com aquela alegria desastrosa de cerveja derramada até no tímpano – o clássico Corinthians e Palmeiras.

Hoje está devidamente liberado que os homens cortem as unhas dos pés na sala de visita e não recolherão – em hipótese alguma – os restos mortais das mesmas (mortais no sentido pontiagudo das danadinhas que tem poder de corte maior do que caco de vidro afiado). Coçar o saco, arrotar e peidar são atos que não poderão, nem sob hipótese de tortura, serem condenados. Os homens estão livres para deixar passar tudo aquilo que lhes sufoquem o garboso corpinho.

O homem que chegar tarde hoje, ao invés de gemer no pau de macarrão vai ter outros tipos de gemido com que se entreter. Chuteira fedida, toalha molhada, camisa suada, cueca suja – hoje – todas encima da cama em troca de um sorriso sincero da sortuda que vai lavá-las (e passá-las) com muito amor e carinho. A geladeira deve estar devidamente abastecida com cerveja e a dispensa repleta de amendoins, pois está muito claro que hoje é dia de festaBarrigas protuberantes serão motivos de delicados elogios. Carecas serão lustradas e aclamadas. Pelos serão retorcidos com carinho e apego, ainda que estejam em grandes quantidades nas costas do indivíduo. Mau hálito é algo que se resolve com um beijo carinhoso. Baixinhos serão abraçados com afago, pois hoje, mais do que nunca, tamanho não é documento. Ainda hoje, sob hipótese nenhuma, sob pena perpétua aplicada pela consciência “delicada” das mulheres, fica terminantemente proibido pronunciar : “Hoje não amor; estou com uma dor de cabeça...” concluindo assim, em vozes festejantes e debaixo de muito suór, parabéns meus queridões, queridos e queridinhos pelo dia do homem! Merecidamente

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Origem da Festa Junina


Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

domingo, 12 de junho de 2011

12 DE JUNHO DIA DOS NAMORADOS


Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente:
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

A história do dia nos namorados no Brasil


No Brasil, é comemorado em 12 de junho apartir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes. Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados

domingo, 8 de maio de 2011

História do Dia das Mães


Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens à deusa.

Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias ( entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.

Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.

Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”. Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.

Nos Estados Unidos, a idéia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A idéia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.

Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas como objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis, que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estavam se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar.

domingo, 1 de maio de 2011

História do Dia do Trabalho no Brasil


No Brasil do início do séc. XX, alguns tipos de agremiações de trabalhadores eram bastante comuns, porém não tinham muita representatividade política, devido a incipiente industrialização que havia até o começo da chamada Era Vargas.

Inicialmente influenciados pelas teorias anarquistas e, mais tarde, pela ideologia comunista, os movimentos operários foram sendo gradualmente dissolvidos, principalmente após Getúlio Vargas assumir o poder em 1930. A partir daí, os trabalhadores das zonas urbanas começaram a sofrer a influência do então chamado "trabalhismo", um tipo de ideologia que não pregava o fim capitalismo como sistema econômico, mas sim o triunfo do capital, colaborando para isso com o seu trabalho.

A propaganda do regime getulista utilizou o trabalhismo como um instrumento de controle das massas, o que acabou marcando uma linha divisória na maneira pela qual os brasileiros comemoravam o dia do trabalho.

sábado, 23 de abril de 2011

Ovos de Páscoa 2011


A Páscoa é uma das datas mais comemoradas no Brasil. Não só por sermos um país cristão, mas também pela enorme quantidade de adoradores de chocolate que o Brasil tem. Porque, afinal, todos nós sabemos que a Páscoa é recheada de ovos de chocolate.

Os ovos de Páscoa 2011 prometem novos lançamentos de modelos, sabores, aromas, tamanhos e embalagens jamais visto antes. Isso tudo graças a crescente concorrência no mercado de doces — principalmente chocolate.

Cacau Show, Nestle, Garoto e Lacta, todos os principais fabricantes de ovos de Páscoa estão com novos lançamentos para 2011. Você não vai querer perder as melhores promoções de ovos de Páscoa 2011, não é?

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Semana Santa


Historicamente se sabe que foram dias de muita tensão, de muito sofrimento e perseguição política ao Filho do homem, culminando com sua prisão e morte na cruz.



Toda essa história nos foi passada, quando crianças, com um conteúdo, emocional mito grande, produzindo em nós sentimentos dolorosos, sobretudo a culpa e a pena. Lembro-me, muito bem, dos sermões que enfechava a procissão do encontro, na sexta-feira da Paixão, quando a população chorava copiosamente diante do drama de Cristo, seu sofrimento e da sua mãe.

Muitas pessoas acreditam que o centro do Cristianismo está na sexta-feira Santa. Embora eu não seja Teólogo e, portanto, não possa falar em nome de nenhuma igreja, acredito que a maior lição de Cristo e todo o seu significado está na sua ressurreição. Esse é o grande diferencial do Mestre dos Mestres. Como diria São Paulo se não tivesse havido a ressurreição não haveria cristianismo.



Doralice, eu te digo que, embora seja natural um certo recolhimento durante a quaresma e a Semana Santa, devemos nos ater à alegria Pascal pois o núcleo da religião cristã é a celebração da vida em todas as suas conseqüências: “-Eu sou o caminho, a verdade e a VIDA”. O sofrimento humano é natural e necessário apenas enquanto passagem, travessia. Apegar-se à dor, permanecendo nela ou a transformando em um estilo de vida contraria a verdadeira religiosidade.

Se Cristo veio nos salvar, todo o seu convite é para nos levar ao estado de graça que é um estado de conforto e de alegria. Então, com certeza, a angústia e depressão da leitora acima não são por causa da morte de Jesus Cristo. Pode até ser que ela tenha aproveitado o cenário do momento para projetar sua dificuldade em ser feliz, sua dificuldade de ressucitar das perdas colhidas na vida.



A vida humana, conquanto limitada, é um processo de baixos e altos, de tristeza e alegria, de dor e de paz. Nosso desejo onipotente de uma vida perfeita, sem os naturais obstáculos é a causa fundamental de qualquer depressão. Viver exige muita humildade. Nem tudo acontece como gostaríamos e não temos controle sobre todas as situações e pessoas. Mais que batalhar por uma realidade absoluta, importa aprendermos a lidar com as. Vicissitudes, incluindo as mortes, as doenças, as perdas, a transitoriedade humana.

Essa talvez seja a grande lição daquela sugestão que se dá aos aflitos e desafortunados: “- Entrega para Deus”. “-Em vossas mãos, entrego o meu espírito” foi a frase conseqüente de Jesus à sua humana reclamação: “-Pai, por que me abandonastes?” A aceitação incondicional da natureza humana em todas as suas polaridades é que pode nos encaminhar para a solução da angústia e da depressão. Tornar-se um novo homem, dar a volta por cima após a visita do infortúnio, começar de novo após a queda, sacudir a poeira depois do tombo, não se acomodar na tristeza, encontrando desculpas para ela é saber ressucitar.



Não basta a fé e o amor, a esperança é a grande lição da Semana Santa. Roy Camponella escreveu um texto intitulado um credo para os que sofrem.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Datas Comemorativas - Dia de Tiradentes (21/04)


Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em Minas Gerais, em 1746. Aos nove 9 anos ficou órfão de mãe; aos 11, órfão de pai. Bem cedo começou a trabalhar como vendedor ambulante; mais tarde, tornou-se dentista - daí seu apelido -, depois ingressou na carreira militar e chegou ao posto de alferes (hoje segundo tenente).

Naquela época, as forças opressoras dos colonizadores privilegiavam pessoas de origem portuguesa em detrimento dos brasileiros natos, que eram obrigados a pagar altos impostos. Destes, o mais pesado obrigava o mineiro a entregar a quinta parte da extração de minério à Coroa portuguesa. O não-pagamento do quinto dava origem à de "derrama", ou seja, cobrança à força de impostos extras. Esse regime gerava descontentamento geral e um clima de insurreição entre os colonos.

Um grupo de intelectuais se uniu então, em prol do fim da derrama e em favor da independência do Brasil; entre eles, estava Tiradentes. O movimento recebeu o nome de "Inconfidência Mineira" e tinha objetivos bastante audaciosos:
- realizar um levante armado no dia da derrama;
- proclamar uma República, cuja capital seria São João del Rei;
- abolir a escravidão;
- fundar uma universidade em Vila Rica, nos moldes da Universidade de Coimbra;
- tornar obrigatório o serviço militar, com prêmio para as mães de convocados;
- confeccionar uma bandeira com um triângulo vermelho dentro de um retângulo branco, com os dizeres Libertas quae sera tamem, (Liberdade ainda que tardia).

Um de seus companheiros, Joaquim Silvério dos Reis, denunciou o grupo; todos foram presos. Os acusados acabaram desertando. Mas tarde, foram degredados para a África. Tiradentes, porém, manteve-se fiel ao ideal, assumindo toda a responsabilidade pelo movimento.

Aos 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no Rio de Janeiro, sob a acusação de alta traição. Seu corpo foi esquartejado e espalhado por pontos estratégicos da cidade, para coibir futuros opositores.

Pelo seu martírio em prol dos ideais de liberdade da pátria e do indivíduo, Tiradentes foi nomeado Patrono Cívico da Nação Brasileira, e a data de sua execução foi instituída como feriado nacional.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Estado de São Paulo vive epidemia de conjuntivite


Uma epidemia de conjuntivite foi decretada no Estado de São Paulo depois que surtos foram identificados no interior e se espalharam pelos litorais sul e norte até chegar na capital esse ano. Somente na capital paulista, os serviços de saúde receberam mais de 50.405 notificações de conjuntivite viral, de 1º de fevereiro até 15 de março, de acordo com o CCD (Centro de Controle de Doenças) da Coordenação de Vigilância em Saúde.

Mesmo sem números oficiais, já que não há obrigatoriedade das unidades de saúde em reportar os dados, mais de 18 mil casos foram confirmados no litoral, segundo levantamento passado pelas secretarias municipais de Saúde.

No entanto, esses números devem ser muito maiores, explica Norma Helen Medina, diretora técnica do centro de oftalmologia sanitária do centro de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde. Ela diz que os números apresentados não são “nem a ponta do iceberg”.

- Não é surto mais, é uma epidemia de conjuntivite viral. A gente identificou que a epidemia começou no interior do Estado no fim de janeiro e a gente sabia que depois do Carnaval ia piorar.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do Estado, o surto que começou em janeiro deste ano no oeste paulista, se propagou para as regiões litorâneas depois do Carnaval e se transformou em uma epidemia de origem viral.

Penitenciárias vivem surtos

O primeiro caso notificado oficialmente foi em uma penitenciária de Flórida Paulista (SP). Segundo a diretora, já foram identificados surtos também em mais de dez penitenciárias do Estado, como em Santo André (com 9Na conta da vigilância, foram contabilizados 4 mil casos em janeiro, 13.063 em fevereiro e mil em março, até o dia de hoje.

- Mas deve ser bem mais, já que muitos municípios não me passaram ainda nem dados de janeiro.

A vigilância identificou o surto por enterovírus (tipo de vírus da conjuntivite de maior capacidade de disseminação, mas de cura mais rápida) entre o fim de janeiro e começo de fevereiro. O vírus é o mesmo que causou surto no Estado em 2003.

Baixada Santista

A inflamação ocular, mais comum no verão, já atingiu pelo menos 9.473 pessoas neste ano só na Baixada Santista. Em Santos estão acumulados o maior número de casos, 4.048, de acordo com a Vigilância Epidemiológica.

Em segundo lugar está Cubatão (1.193), e, em terceiro, São Vicente (980). Em outros municípios do litoral os números também são altos: Peruíbe (941); Bertioga (872); Guarujá (527); Mongaguá (462); Itanhaém (350). Em Praia Grande, cerca de cem pessoas pegaram conjuntivite desde 28 de fevereiro, data que começou a contagem no município
00 casos) e em Osasco
Rosemeiry Nemetz, chefe da sessão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Santos, confirma o surto e afirma que o número de casos no município é bem maior do que no ano passado, quando foram contabilizadas apenas 13 pessoas infectadas nessa mesma época do ano. Segundo ela, os bairros de maior densidade populacional – Morro São Bento, Estuário, Macuco e Aparecida - foram os mais atingidos e os adultos jovens são a maioria entre os infectados.

-O surto se iniciou a partir de 21 de fevereiro, e o maior aumento ocorreu a partir de 28 de fevereiro. Mas antes do Carnaval já houve aumento no número de casos.

Litoral norte

O litoral norte também já apresenta surtos. Somente em São Sebastião, já foram notificados ao menos 1.211 casos e, em Ilha Bela, mais de mil pessoas já receberam o mesmo diagnóstico, segundo as secretarias municipais de saúde dos municípios.

Para evitar mais casos, as prefeituras locais fazem campanhas de uso de álcool gel em escolas e hospitais e pedem para a população evitar aglomerações e lavar as mãos com frequência. Unidades de saúde municipais estão realocando pacientes com sintomas da conjuntivite para salas reservadas a fim de tirá-los dos prontos-socorros onde possam espalhar a doença.

Na capital, a área técnica de Saúde Ocular do CCD elaborou material com orientações de prevenção para divulgação junto à população e foi elaborado um alerta para os profissionais de escolas e creches, que receberam orientações sobre as condutas e medidas de controle.

Além disso, a notificação passou a ser compulsória para todos os casos individuais atendidos nos serviços de saúde do município.

terça-feira, 8 de março de 2011

Beija-Flor une romantismo e samba em homenagem a Roberto Carlos

Escola fechou noite na Sapucaí com o enredo "A simplicidade de um rei".
Desfile contagiou "súditos" do rei, que levaram flores e cantaram samba.
Última escola de samba a se apresentar nesta terça-feira (8), a Beija-Flor de Nilópolisconseguiu levantar a Marquês de Sapucaí ao unir romantismo e samba na homenagem ao Rei Roberto Carlos. O desfile que contou a trajetória do cantor começou às 5h16 e encerrou às 6h32, após uma hora e 17 minutos
Com um pequeno atraso provocado por um vazamento de óleo de um dos carros da Porto da Pedra, que se apresentou antes, a escola entrou na avenida com uma plateia de fãs do cantor já empolgados, com bandeirinhas e as rosas que ele sempre distribui durante os shows.

A passagem do cantor Roberto Carlos pela Marquês de Sapucaí durou bem mais do que os cerca de 80 minutos de desfile da Beija-Flor. O grande homenageado chegou ao local por volta da meia-noite e foi para seu camarim, próximo à dispersão da passarela do samba
De lá, por volta das 3h, o Rei foi levado para um motorhome na concentração, onde foi montado um camarim. Lá, ele trocou de roupa, foi maquiado e tirou até um cochilo antes de entrar na Avenida. “É uma emoção infinita”, resumiu ele sobre ser homenageado pela azul e branca de Nilópolis. Ovacionado quando apareceu em público, ele vestia uma calça branca e blusa azul assinados pelo estilista Ricardo Almeida

História do Dia Internacional da Mulher


História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Aniversário de São Paulo reúne nesta terça-feira artistas em shows gratuitos na capital


Mallu Magalhães é uma das atrações no show que comemora aniversário de SP

A comemoração dos 457 anos da cidade de São Paulo, completados nesta terça-feira (25), vai reunir artistas de diversos estilos em shows gratuitos pela capital.

O tradicional evento de aniversário recebeu este ano o nome de "SP ao Cubo - 457 anos de São Paulo" e será no centro da cidade, próximo das avenidas Ipiranga e São João. O evento começa às 19h e será transmitido pela TV UOL em parceria com o site Showlivre.

O repertório de músicas tipicamente paulistanas será interpretado por nomes como Maria Gadú ("Sampa"), Paulo Miklos ("Ronda"), Paulo Ricardo ("Punk da Periferia") e Mallu Magalhães ("Hey Boy"). A programação soma ainda Rappin' Hood, Tony Campello, Maurício Pereira, Banda Isca, Cine e Renato Teixeira, entre outros.

O arranjo das canções é assinado pelo instrumentista Bocato. A Orquestra Sinfônica Municipal vai acompanhar algumas canções ao lado de uma banda de base formada por Japinha (CPM 22), Mingau (Ultraje a Rigor), Andreas Kisser (Sepultura) e André CristovamNa região da rua Augusta, a Escola São Paulo (rua Augusta, 2239; fone 0/xx/11/3060-3636) preparou uma programação cultural também gratuita. Quem se apresenta é a banda paulistana Holger, a partir das 18h. O evento começa antes, às 14h, com performances e mostra de filmes dos alunos dos cursos de cinema da Escola.

Não gratuito
O CCBB --Centro Cultural Banco do Brasil-- (rua Álvares Penteado, 112, Centro; fone: 0/xx/11/3113-3651) vai abrir as portas do teatro para shows da Nação Zumbi e Ava Rocha, no encerramento do projeto "Riffs, Grooves e Beats". O primeiro show acontece às 13h e o segundo, às 19h30. Os ingressos custam R$ 6, mas estudantes pagam meia-entrada.

Na zona oeste da cidade, Zeca Baleiro leva seu Baile do Baleiro ao Carioca Club, a partir das 20h, em edição especial pelo aniversário da cidade. Além de novidades de seu repertório, o cantor vai incluir músicas como "Ska" (Paralamas do Sucesso), "Fogo e Paixão" (Wando) e "Deixa Eu Te Amar" (Agepê), entre outras. Os ingressos custam R$ 30 na primeira cota promocional e R$ 40 na seguinte. Mesas e camarotes podem ser reservados pelo telefone 0/xx/11/3813-8598.

Ivete Sangalo e Maria Gadú festejam aniversário de São Paulo


Maria Gadú, Mallu Magalhães e Paulo Ricardo são alguns dos principais nomes do show oficial de comemoração do aniversário de 457 anos da cidade de São Paulo. O evento acontece no próximo dia 25, na Avenida Ipiranga. A entrada é gratuita.

Os cantores vão interpretar músicas que têm São Paulo como tema. O repertório incluirá, por exemplo, "Sampa" (Caetano Veloso), na voz de Maria Gadú, "Punk da Periferia" (Gilberto Gil), por Paulo Ricardo, e "Hey Boy" (Os Mutantes), cantada por Mallu Magalhães
"São Paulo inspirou canções ao longo dos anos e com essa proposta de reuni-las em um único show, chamamos a atenção para o quanto ela é multifacetada", destaca José Mauro Gnaspini, coordenador de programação da Secretaria Municipal de Cultura.

Ainda cantarão artistas como Paulo Miklos, Rappin' Hood, Renato Teixeira e Maurício Pereira, entre outros. O arranjo das canções é assinado pelo instrumentista Bocato
A Orquestra Sinfônica Municipal irá acompanhar algumas canções juntamente com uma banda de base que conta com o baterista Japinha (CPM 22), o baixista Mingau (Ultraje a Rigor) e os guitarristas Andreas Kisser e André CristovamO evento está previsto para começar às 19h do dia 25, na avenida Ipiranga, altura da Praça da República, no centro de São Paulo.

Além do show na Avenida Ipiranga, haverá outras performances para festejar os 457 anos da cidade. A principal delas é da cantora Ivete Sangalo.

O show acontecerá no Anhembi (Avenida Olavo Fontoura 1.209), na Zona Norte da capital paulista, com abertura dos portões às 13h. A previsão é que Ivete suba ao palco às 17h. O encerramento ficará a cargo do grupo Pixote.

O repertório incluirá sucessos como “Festa”, “Cadê Dalila”, “Poeira”, “A Galera” e “Na Base do Beijo”. Segundo informações da organização do evento, as entradas já estão esgotadas
Outro destaque é a apresentação da Banda Mantiqueira no Memorial da América Latina, com participação especial da cantora Monica Salmaso. O show tem entrada gratuita e começa às 19h30.

Na Biblioteca Mário de Andrade, que reabre as portas nesta terça após três anos fechada para reformas, também estão programados shows gratuitos.

O palco montado ao lado da biblioteca, no centro da cidade, recebe Walter Franco às 11h e Naná Vasconcelos às 13h. No hall principal, às 17h, é a vez do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Finalmente, o Sesc Pinheiros recebe, a partir das 18h, a Orquestra Sinfônica Municipal, acompanhada da cantora Miúcha. No repertório, composições de Tom Jobim. Os ingressos custam de R$ 3,50 a R$

sábado, 15 de janeiro de 2011

A INVEJA!!!


A inveja é filha do orgulho, autora do homicídio e da vingança, o início das sedições secretas, a perpétua atormentadora da virtude. A inveja é a imunda lama da alma; um veneno, um azougue que consome a carne e seca a medula dos ossos.O vaidoso Calígula assassinou seu irmão porque era um jovem formoso. Múcio, cidadão romano, era notável pela inveja e má disposição que tinha, de tal sorte que um dia Públio, notando-o muito triste, disse: "Ou sobreveio a Múcio um grande mal, ou veio a outro um grande bem."

Dionísio, o Tirano, diz Plutarco, de inveja castigou Filoxênio, o músico, porque este sabia cantar; e Platão, o filósofo, porque este sabia disputar melhor que ele mesmoCambises matou o irmão Smerdis porque era capaz de usar com maior habilidade o arco e a flecha do que ele ou qualquer de seu partidoEncontramos a inveja em Caim, o assassino, que matou o irmão instigado pela inveja.

Encontramos a inveja no espírito sombrio e vingativo de Saul, que, sob a sua influência, durante anos premeditou a morte de Davi. Encontramos a inveja no rei israelita que, almejando a vinha de Nabote, derramou-lhe o sangue para consegui-la.

Sim, foi a inveja que perpetrou o mais atroz de todos os crimes já planejados no Inferno ou executados na Terra, crime que o próprio Sol se recusou presenciar, e que a Natureza deu sinais evidentes de horror, fendendo as rochas: refiro-me à crucificação de Cristo, pois o evangelista nos diz que foi por inveja que os judeus entregaram nosso Senhor

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Importância da prática de atividade física


A atividade física pode e deve ser praticada em qualquer idade. Recomenda-se praticar pelo menos 30 minutos de exercício físico moderado todos os dias. No entanto, algumas práticas se associam a riscos, de forma que um profissional de saúde deve ser consultado antes de se iniciar um programa de atividade física regular. Sabe-se que metade das pessoas em atividade física vigorosa desiste do treinamento em um intervalo de um ano. O segredo é praticar exercícios que sejam excitantes, desafiantes e que tragam um grau de satisfação.

Benefícios para o Coração

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. No entanto, a atividade física ajuda a melhorar a saúde cardíaca e pode reverter alguns fatores de risco para esses agravos. Como toda musculatura, o coração se fortalece com a prática de atividade física, de forma que consegue bombear mais sangue para o organismo a cada batimento, alcançando um nível alto de desempenho sem tanto estresse. Nos indivíduos que se exercitam, a freqüência cardíaca de repouso é mais baixa, pois é necessário menor esforço para bombear o sangue
Qualquer nível de atividade física traz benefício cardiovascular, embora se saiba que quanto mais intensa é a prática maior o benefício. O benefício existe até mesmo para os pacientes com doença cardíaca que, entretanto,necessitam de avaliação cardiológica antes de iniciar o programa.

O exercício físico ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, diminui a inflamação das artérias, auxilia na perda de peso e a manter os vasos sanguíneos abertos e flexíveis. Em comparação aos indivíduos sedentários, aqueles que se exercitam regularmente apresentam um risco 45% menor de desenvolver aterosclerose coronariana. Além disso, contribui para manter a normalidade do fluxo sanguíneo e da pressão arterial.

Benefícios para os Diabéticos

A prática regular de exercício aeróbico ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2, que surge em pacientes mais velhos e se deve a uma resistência das células à ação da insulina, que é o hormônio responsável por facilitar a entrada de glicose nas células. Pesquisas mostraram que os adultos que se exercitavam pelo menos duas horas e meia por semana reduziam o risco de diabetes tipo 2 em 58%.

O exercício traz efeitos positivos também para os pacientes já diabéticos, por meio da redução da concentração de glicose no sangue, melhora da sensibilidade à ação da insulina e fortalecimento do coração.

Benefícios para o Sistema Ósteo-Muscular

O exercício físico é essencial para a manutenção de ossos e músculos fortes. A força muscular declina com o avançar da idade, mas trabalhos demonstraram que quando a pessoa se exercita ela fica mais forte e com o peso mais adequado , em comparação aos sedentários. Quando praticado na infância, o esporte ajuda as crianças a reduzirem o risco de dor crônica no futuro, incluindo dores lombares e cervicais.

Osteoartrite

Para que se mantenham saudáveis, as articulações precisam ser exercitadas. Longos períodos de inatividade levam a articulação artrítica a se enrijecer e os tecidos próximos a enfraquecerem. Nos pacientes com osteoartrite, a prática de atividade aeróbica de baixo impacto e o treinamento de força são benéficos em termos de redução da dor e melhora do desempenho articular. Além disso, esses pacientes são mais capazes de praticar as atividades do dia-a-dia
Fraturas e Quedas

A atividade física tem um papel importante no alentecimento da progressão da osteoporose, além de ajudar a reduzir o risco de quedas,por fortalecimento muscular e esquelético-articular, melhora do equilíbrio e, conseqüentemente, de fraturas. Se lembrarmos que a queda é uma importante causa de morte em indivíduos com mais de 65 anos, veremos a importância da atividade física nesses pacientes.

Dor Lombar

Os indivíduos sedentários apresentam risco aumentado de dor lombar, especialmente quando têm que realizar atividades nãousuais, como carregar peso e outros trabalhos que exigem força. O sedentarismo leva a alguns fatores que podem favorecer o desenvolvimento de dor lombar:

A falta de flexibilidade muscular restringe a mobilidade da coluna lombar;
A fraqueza da musculatura abdominal aumenta o estresse na musculatura lombar, levando ao deslocamento dos ossos do quadril;
A fraqueza da musculatura lombar aumenta a carga na coluna vertebral e o risco de compressão discal;
A obesidade leva à sobrecarga da coluna e aumenta a pressão nas vértebras e nos discos intervertebraisA atividade física tem um papel benéfico no alívio da dor lombar crônica, embora não seja recomendado que os pacientes com dor lombar aguda e súbita pratiquem exercício físico. Além do fortalecimento ósteo-muscular, o exercício ajuda a melhorar as atitudes do paciente frente aos seus sintomas.

Benefícios para os Pulmões

Os pacientes com doença pulmonar crônica apresentam dificuldade em se exercitar. A dispnéia (falta de ar) é uma limitação importante na maioria dos pacientes, mas somente em um terço dos casos a fadiga é um problema mais grave. Embora a prática de atividade física não leve à melhora da função pulmonar, o treinamento pode ajudar os pacientes a fortalecer a musculatura torácica, melhorando o seu desempenho e reduzindo a dispnéia.

Asma

O exercício físico a longo prazo ajuda a controlar a asma e a reduzir as hospitalizações. Uma pesquisa publicada no ano 2000 mostrou que a atividade física aeróbica melhora a capacidade respiratória e o desempenho em pacientes com asma leve. A natação é particularmente excelente para os pacientes com asma. A ioga também é benéfica, à medida que usa técnicas de relaxamento, alongamento, respiração e expansão torácica, levando à redução do estresse e à abertura das vias aéreas
Enfisema

A caminhada é o melhor exercício para os pacientes com enfisema. Recomenda-se que os pacientes tentem caminhar três a quatro vezes ao dia, por 5 a15 minutos. Dispositivos que auxiliam na ventilação podem reduzir a dispnéia que ocorre durante o esforço.

O treinamento da musculatura respiratória envolve exercícios e dispositivos que tornam a inspiração mais difícil, com o objetivo de fortalecer os músculos. Os estudos mostraram que esse treinamento melhora a respiração, a capacidade para o esforço e a qualidade de vida. Atividades de treinamento respiratório, como a ioga e o tai chi chuan, também são benéficos.

Perda de Peso

A atividade física ajuda a reduzir o peso corporal, a manter a perda e atua no combate da obesidade. Os pesquisadores mostraram que as mulheres que se exercitam regularmente, sem modificação da dieta, perdem mais peso do que as mulheres menos ativas. Trinta minutos diários de atividade física moderada podem ser adequados para a manutenção da saúde cardiovascular, porém, não ajudam a prevenir o ganho de peso. A recomendação, para atingir esse objetivo, é de praticar 45 a60 minutos de atividade física por dia.

A perda significativa de peso requer a prática de atividade física e a restrição da ingestão calórica. Além disso, se o indivíduo praticar atividade física sem uma dieta adequada, a perda de peso será pequena, pois ocorrerá reposição da gordura por massa muscular. Todavia, o corpo terá um melhor tônus e será mais saudável.

As pessoas que se exercitam são mais aptas a se manter em um plano dietético. A atividade física melhora a sensação de bem-estar e substitui os hábitos sedentários que normalmente contribuem para uma alimentação inadequada. Além disso, o exercício físico pode atuar como um leve supressor de apetite

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sobre As Ondas Do Mar



Oh! Por que duvidar,
Sobre as ondas do mar,
Quando Cristo caminho abriu?
- Quando forçado és, contra as ondas lutar,
Seu amor a ti quer revelar.

Solta o cabo da nau
Toma os remos na mão,
E navega com fé em Jesus;
E então, tu verás que bonança se faz
Pois com Ele, seguro serás.

Trevas vêm te assustar,
Tempestades no mar?
- Da montanha o Mestre te vê;
E na tribulação
Ele vem socorrer,
Sua mão bem te pode sustar.

Podes tu recordar,
Maravilhas, sem par?
- No deserto ao povo fartou;
E o mesmo poder
Ele sempre terá,
Pois não muda e não falhará.

Quando pedes mais fé,



Ele ouve, ó crê!
Mesmo sendo em tribulação;
Quando a mão de poder o teu "ego" tirar,
Sobre as ondas poderás andar.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Domingo de sol forte, calor e tempo seco em SP


Neste domingo, todo o Estado de São Paulo teve muito sol e calor. Poucas nuvens se formaram e a umidade do ar ficou muito baixa durante a tarde. Em Lins, no noroeste paulista, a umidade baixou para apenas 14%, segundo o INMET. Em Barra Bonita, a umidade foi de 16%. Em Piracicaba, tivemos 18% e em Ibitinga, 19%. Todos esses valores determinam Estado de Alerta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Na Capital, a umidade chegou perto dos índices de alerta, com 21% na região do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da cidade. Na estação do INMET, tivemos 26% às 15 horas. A temperatura máxima oficial da cidade foi de 32 graus.
Segue abaixo, as maiores temperaturas do Estado de SP:

Barra Bonita – 35,9°C
Valparaíso – 35,4°C
Lins – 35,3°C
Ibitinga – 34,8°C
Jales – 34,1°C (temperaturas INMET)

Ribeirão Preto – 36°C
Bauru – 35°C
Presidente Prudente – 35°C
São José do Rio Preto – 35°C
Taubaté e Pirassununga – 34°C
Campinas e São José dos Campos – 33°C (dados do METAR)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"APERTO DE MÃOS


O aperto de mãos é um hábito tão comum e tão antigo na cultura ocidental que desafio a qualquer um revelar quando apertou pela primeira vez a mão de outra pessoa. Difícil é passarmos um dia inteiro sem apertarmos uma mão alheia.



As mãos são apertadas de imediato assim que encontramos alguém conhecido, bem como o ato é repetido na despedida. Apertamos as mãos para confirmar um negócio fechado ou para garantir a palavra, como forma de inspirar confiança a quem deseja confidenciar algo. Quando se é apresentado a alguém, o aperto de mãos é providência automática.

Todos nós sabemos que um aperto de mãos pode revelar muito da pessoa com a qual estamos em contato. Longe de nós a pretensão de uma análise psicológica, mas quem nunca apertou aquela mão que parece não querer ter sido tocada por você? Estamos falando daquela mão flácida e escorregadia, que não consegue disfarçar o constrangimento da obrigação.



Que diferença do aperto de uma mão firme, dando aquela impressão de segurança e honestidade! Melhor ainda quando a mão esquerda vem em auxílio da direita, para dar mais calor e demonstrar grande consideração.



Há aqueles que apertam com tamanha restrição, que só chegam a tocar as pontas dos dedos, como se estivessem pegando em algo que não presta, como diz um amigo meu.

Existe ainda o aperto relâmpago, exigência imposta pelo corre-corre do dia-a-dia, onde nota-se claramente que está faltando alguma coisa.



Ainda sobre apertos rápidos, temos presenciado e sofrido apertos daquela espécie em que é a próxima mão a que se queria apertar. Explico. Quando se está numa posição geográfica de antecedência a alguém mais importante, os apertadores cumprem a formalidade com tanta celeridade, e sem a menor satisfação, que é inevitável sequer lembrar que o ato ocorreu.



Temos o aperto prolongado, que na maioria das vezes indica satisfação e amizade, mas que vez por outra é indesejável, principalmente quando o participante aproveita para manter a conversa da qual estávamos querendo nos livrar, ou nos arrasta por metros, no estilo rebocado pelo chato.

Pior do que apertar uma mão suja é apertar uma mão molhada, pois invariavelmente faz surgir a dúvida a respeito do líquido misterioso.



Ninguém está livre de acabar de lavar as mãos e ser, logo após, obrigado a apertar uma mão que talvez não tenha recebido, há tempos, o benefício da água e do sabão. O inverso ocorre com lamentável freqüência, ou seja, apertarmos uma mão suspeita e ficarmos com uma ânsia urgente de lavarmos a nossa mão.

Vez por outra nos deparamos com aquela mão simplória, que dá uma limpadinha na calça antes de vir a nosso encontro. A manifestação é tida por muitos como reveladora de respeito.

Aquele aperto de mãos que parece querer triturar nossos ossos é indicador infalível de desequilíbrio psicomotor, quando não for proposital e denunciante de animosidade entre as partes.
No aperto de mãos, são as mãos, naturalmente, as peças fundamentais. Temos as mãos gordas, as magras, as grandes, as pequenas, as quentes e as geladas. Há quem não tenha mãos. Com certeza é desnecessário lembrar que a mão que nos interessa no momento é a do braço direito. Entretanto, não raro somos obrigados a apertar mãos esquerdas, fato que tem acontecido quando a direita está ocupada. E quem nunca apertou um braço estendido e dobrado (cotovelo), sob a alegação de que a mão estaria suja?

O momento do ato também é causa de variação. Imaginemos o encontro de dois cavalheiros, possíveis apertadores, num banheiro público, quando um dos participantes acaba de sair do reservado. Apertar ou não apertar? Eis a questão!
Bem, um tópico importante em matéria de inconveniência é aquela mão feminina, quase sempre uma extremidade de cinco pontas de uma mulher feia, levemente flexionada e com a palma voltada para baixo, pedindo para ser beijada; só superada pelo brutamontes que ao apertar a mão da donzela aflita aproveita para puxá-la, a donzela, com a finalidade de aplicar um beijo quase sempre indesejável, mesmo que no rosto.

E a mão não correspondida? Aquela mão que pede para que ninguém tenha visto sua infelicidade, não importando se a mão que a desprezou o fez para demonstrar propositalmente desafeto, ou se o fato se deu por distração da outra parte. Neste último caso é aceita uma nova tentativa.
Tem ainda a mão idiota, que é estendida e depois recua, com a finalidade confessada de fazer graça. Não gostaríamos nem de lembrar, mas ainda existe por aí aquela mão jocosa que aproveita para fazer cócegas.

A “mão-boba”, por ser um tema bastante vasto, é merecedor de atenção especial. Quer por sua grande incidência, quer por suas variações, é mencionada aqui apenas de passagem, como forma de homenagem, sem que desçamos às minúcias que o caso requer.

Essa cerimônia, o aperto de mãos, em virtude do desgaste provocado pela freqüência, tem sido banalizada. Hoje aperta-se qualquer mão, em qualquer lugar, de qualquer maneira. Existem muitas pessoas que conhecemos há anos, sendo nosso único contato físico com elas o aperto de mãos.